Blog Granraiz

Por que a caipirinha é tão famosa?

A receita da caipirinha viajou o mundo e carrega a nossa cultura por onde passa. Conheça a história do drink mais famoso do Brasil.

Se os coquetéis brasileiros vivessem em uma monarquia, a caipirinha seria a rainha. O título de nobreza não se dá por menos, o drink mais famoso do país é um verdadeiro símbolo nacional. Quando falamos aos estrangeiros a palavra “Brasil”, automaticamente é feita a associação entre a bebida, a feijoada e o futebol.

Caipirinha, a mistura do Brasil em um drink.

Tal reconhecimento reflete nas premiações que o drink recebeu ao longo dos anos. Em 1998, ela foi incluída nas “Sete Maravilhas da Coquetelaria Mundial”, pela Associação Internacional de Bartenders, e considerada a bebida mais Hot – a bebida mais quente – do século, pela revista americana In Style, no ano de 2000. 

Origem da Caipirinha

Mesmo sendo nosso drink mais famoso, nacionalmente e internacionalmente, não se sabe ao certo quando a Caipirinha foi desenvolvida, onde existem várias teorias para o seu surgimento. 

Para Jairo Martins da Silva¹, autor do livro Cachaça: história, gastronomia e turismo, talvez “a caipirinha tenha nascido no interior do estado de São Paulo como remédio, durante a gripe espanhola, em 1918, sendo uma variação de uma receita popular à base de limão, alho e mel, à qual foi adicionada a cachaça para acelerar o efeito terapêutico”.

A cachaça teria surgido de uma receita popular para curar a gripe espanhola.

Do Brasil para o mundo

O que realmente pode ter sido um remédio, hoje é patrimônio da nossa cultura, sendo uma das criações brasileiras mais lembradas pelo mundo afora. O drink, que surgiu no interior de São Paulo, com ingredientes acessíveis e um sabor inconfundível, tornou-se a maior estrela da drincologia nacional.

Dados do Ministério do Turismo afirmam que, ao vir para o Brasil, os turistas têm a intenção de desfrutar das nossas belezas naturais e conhecer mais de perto a tão famosa cultura brasileira.

Por isso, não é à toa que a caipirinha está entre uma das principais atrações gastronômicas. A bebida, que já faz bastante sucesso entre os brasileiros, conquistou os turistas pelo seu aroma marcante e sabor único. Um drink doce, leve e refrescante para o calor tropical do nosso país.

A receita da caipirinha perfeita

A caipirinha está protegida pelo Decreto 6.871, de 04 de junho de 2009 que definiu o drink como uma “bebida típica do Brasil, com graduação alcoólica de 15 a 36 por cento em volume, a vinte graus celsius. Deve ser elaborada com cachaça, limão e açúcar, podendo adicionar-se água para adequar a graduação alcoólica”.

Há quem goste mais encorpada ou mais suave, mas uma coisa é certa: difícil é achar quem não aprecie a combinação.

Para fazer a mistura da caipirinha perfeita, você precisará de uma dose de uma boa cachaça, pequenos pedaços de limão cortados com casca, e levemente amassados, e adocicado com uma colher e meia de açúcar. Escolha um copo curto e largo, coloque gelo e, por fim, aprecie com moderação!

Referência Bibliográfica

¹ Silva, Jairo Martins da. Cachaça: história, gastronomia e turismo. São Paulo: Editora Senac de São Paulo, 2018.

Referência de Sites

Comentários