Blog Granraiz

Quando beber cachaça?

Beber cachaça: uma arte para grandes apreciadores

A cachaça surgiu em meados do século XVI e foi o primeiro destilado das Américas. Conhecida como a mais brasileira das bebidas, tornou-se um patrimônio cultural para nosso país. Degustar uma cachaça com alto padrão de qualidade é motivo para se orgulhar e brindar.

“Quando o Brasil criar juízo e se tornar uma potência mundial, será a cachaça e não o whisky a bebida do planeta” – Sobral Pinto

Beber cachaça pode ser considerada uma arte para muitos. O bom apreciador consegue identificar se uma cachaça é boa ou ruim realizando um exame visual da bebida na garrafa e no copo, seguido pelos exames olfativo e gustativo.

Ao degustar uma excelente cachaça, você tem a oportunidade de apreciar todos os elementos presentes na bebida, como seu aroma e as nuances do seu sabor, identificando, em cada momento, as suas particularidades. Muitos apaixonados pelo destilado levam isso tão à sério que a transformaram em profissão e são chamados de sommelier de cachaça.

Ser um bom apreciador é saber degustar.

Quando beber cachaça?

A cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil. Não é à toa que ela está sempre presente na casa dos brasileiros e é uma pedida certa para diversas ocasiões, por sua versatilidade. É um destilado que pode ser consumido de diversas formas.

Você sabe quais são as melhores ocasiões para beber cachaça?

Antes e/ou durante o almoço em família

Ingerir uma pequena dose antes do almoço ajuda a abrir o apetite. Sirva em copos ou taças curtas e deixe que a bebida descanse por um curto período de tempo antes de ser provada e, ao degustar, deixe-a um pouco na boca antes de engolir. Esta é uma ocasião em que até mesmo quem não é tão fã do destilado, experimenta e acaba gostando.

Surpreenda seus familiares preparando drinks diferenciados com cachaça.

Para os que apreciam a bebida, preparar um drink para acompanhar a refeição é uma sugestão válida e que vai surpreender seus familiares, a exemplo, se quiser, fugir da tradicional caipirinha. 

Churrasco

A cachaça pura vai bem em qualquer churrasco, mas para não errar na harmonização siga as dicas a seguir. A cachaça armazenada no Carvalho, como a GRANRAIZ Signature Carvalho combina com carnes vermelhas, principalmente com aquela picanha ao ponto recém saída da grelha. Já para carnes brancas, como o frango, dê preferência à cachaça branca bem gelada. Por fim, se tiver queijo assado, sirva com cachaça armazenada na Umburana, como a GRANRAIZ Signature UMBURANA, que é leve, com sabor adocicado e seu aroma possui notas de canela com baunilha. Permita-se, sem exageros, sentir os sabores nesta degustação.

A harmonização perfeita para servir cachaça em seu churrasco.

Na praia

Ir à praia pede bebidas refrescantes, preferencialmente com frutas, para aliviar o calor dos dias quentes da estação. Seja para degustar em sua própria companhia ou com os amigos, a querida caipirinha está no topo dos drinks mais consumidos na beira da praia ou piscina, mas como já falamos, a cachaça é um destilado versátil e que serve de base para vários drinks e coquetéis.

Fuja do tradicional e descubra novos sabores com drinks à base de cachaça.

Os bares e restaurantes estão usando esta versatilidade para criar novos drinks repletos de cores e sabores, como a variação da caipirinha com frutas vermelhas e prosecco, variação do mojito com cachaça, rabo de galo, maria mole (com conhaque e vermute branco), variação da caipirinha com picolé de frutas, entre muitas outros.

Festas e comemorações especiais

Hoje em dia, a cachaça pode ser encontrada nos mais sofisticados restaurantes, hotéis e casas noturnas do país. Então, por que não servi-la em sua festa? Os drinks são sempre bem vindos para essas ocasiões, mas o que está em alta nas festas de aniversário e casamento é ter um bar para servir doses do destilado em um copo personalizado de lembrança para os convidados. Legal, né?

Brindes com cachaça são tendências em festas de aniversário e casamento.

Beba menos e beba melhor

Nos últimos anos, a cachaça conquistou seu espaço entre pessoas que tomam gin e uísque, por exemplo. Bares e restaurantes sofisticados oferecem carta de cachaça aos seus clientes, aliando-se à responsabilidade de poderem beber em menor quantidade e com maior qualidade.

Um bom degustador valoriza a qualidade da bebida e sabe que beber menos, é beber melhor. É aquele que não fica com sensação ruim na cabeça e no corpo, bem como nem tem ressaca no dia seguinte, pois sabe o seu limite.

O melhor apreciador de cachaça é aquele que degusta cada momento, como se fosse o primeiro de vários, e não bebe como se fosse o seu último.

Se você ainda não possui hábito de degustar o destilado, saiba que, tecnicamente, a cachaça deve ter teor alcoólico entre 38% a 48%. Para diferenciar a boa da ruim, é uma questão de paladar, portanto, não é a cachaça com maior ou menor teor alcoólico que pode ser considerada a melhor.

Viva as coisas boas da vida com mais qualidade!

Referências de sites

Comentários